A segunda quinzena de Julho foi marcada por uma onda púrpura que abalou as redes sociais e o mundo do narguilé. Quem é minimamente ativo nas redes sociais em conteúdos dessa área conseguiu acompanhar muitos influenciadores digitais publicando em seus perfis sobre a integração de uma nova equipe: Os Embaixadores da Zomo!
Além de todos os últimos lançamentos da marca; Quentão, Brabo, Tutti Frutti e Sorvetuva, estes influencers ganharam também camisetas e bonés personalizados, e outros itens exclusivos com a identidade visual da Zomo.
O envio dos kits por si só não foi o que chamou a atenção, já que essa é uma prática cada vez mais comum no mercado do narguilé, mas sim, a estratégia de marketing de um anúncio em conjunto de todos os influenciadores postarem seus conteúdos no mesmo espaço de tempo, o que acabou fazendo que grande parte das redes sociais fosse inundada por conteúdos da Zomo de uma só vez.
Mas, afinal, o que é esse projeto de Embaixadores da Zomo?
A Veridiane Costa, coordenadora de marketing da Zomo Brasil, explicou um pouco deste projeto durante uma entrevista na Sessão de Quinta, apresentado pelos influenciadores @narguilebrasilia, @hookahballtalkshow e @arguile.friendshookah.
A ideia do projeto é não só presentear influenciadores com kits da marca, mas também entrar como assessores para estes parceiros, dando suporte com diversos tipos de ferramenta para que estes escolhidos comecem a profissionalizar cada vez mais seus conteúdos, criando uma comunidade cada vez mais sólida de marketing digital no mundo do narguilé, enquanto a Zomo vai se aproximando cada vez mais do seu público.
Ao total foram escolhidos 50 influenciadores de diversos estilos, para o que foi chamado de fase um do projeto. E o critério de escolha não foi baseado em número de seguidores, mas sim em criatividade, engajamento, comprometimento e relação com a marca.
Este talvez seja uma das ações de marketings mais expressivas envolvendo influenciadores, onde haverá de fato um investimento para que seja fortalecida cada vez mais essa comunidade entre marcas, influenciadores e clientes finais. É um movimento que dá ainda mais força para a cultura do narguilé no país.
De acordo com o livro Marketing 4.0, dos renomados escritores Iwan Setiawan e Philip Kotler; o movimento do marketing nas mídias sociais é de expansão, e uma estratégia muito benéfica é se aproximar dos chamados "advogados da marca". Que são os seguidores que compram e usam o produto e o defendem ativamente, incentivando outros a comprarem, além de brigarem com os temíveis haters.
A Zomo deu um show de marketing, utilizando ferramentas atuais, aproximando o público, engajando novos seguidores e quem sabe, criando uma nova tendência.
