REVIEW: AZURE - COOL CUCUMBER

Em 2021, a Azure anunciou que estava trazendo para o Brasil a Gold line, a linha de sabores da marca com tabaco virgínia. Essa linha já tinha uma ótima repercussão nos Estados Unidos, e ela chegou definitivamente no nosso país, inicialmente com 17 sabores variados.


A review de hoje será de um destes sabores, a Cool Cucumber. De acordo com a própria descrição da marca, a proposta da essência é trazer o sabor refrescante e marcante do pepino com um toque equilibrado de menta traz o frescor inusitado perfeito para curtir uma deliciosa noite de verão.


Segue abaixo as devidas considerações deste sabor.


Na versão da Gold Line, é utilizado o tabaco virgínia em sua composição. Diferente do tradicional tabaco burley, o virgínia possui menor teor de nicotina, e maior propensão para absorção do melaço e flavorizante.


A essência conta com um tabaco de aspecto caramelo escuro, com corte médio para grande. É bem perceptível a mudança no corte entre as linhas, visto que neste, há uma notável influência no formato e tamanho de corte das folhas para um padrão muito similar das marcas americanas de blonde tobacco. Foi encontrado alguns galhos na embalagem de 50g, mas nada que atrapalhasse o preparo do rosh.


A essência possui um volume baixo de melaço, onde a textura se encontrava em um meio termo entre o oleoso e o aquoso. Essa foi uma característica que encontrei nos demais tabacos dessa linha. Todos eles estavam em equilíbrio muito similar no aspecto de textura de melaço, e nenhum deles foi nem muito oleoso, nem muito aquoso.


Não foi necessário retirar excesso de melaço para finalizar o preparo, e tampouco houve dificuldades para retirar a essência da embalagem que segue o padrão de zip lock.




O cheiro talvez seja um dos aspectos mais difíceis de descrever. Essências de pepinos não são novidade no mercado, ainda que não sejam comuns. Mas, é sempre uma experiência particularmente difícil de descrever. O cheiro é adocicado, e possui uma leve lembrança com chás naturais feito a partir da própria folha como a capim cidreira, e não o de saquinho. Não é possível sentir nenhum cítrico, ou mentolado; apenas um leve adocicado que parece ser um chá, mas sem conseguir descrever claramente sobre o quê.


O gosto é muito semelhante ao cheiro. Ela tem um gosto predominante de chá, e um leve toque de bala de peppermint. A essência não tem refrescância, mas causa a impressão de estar com uma bala de peppermint na boca, por existir um toque levemente ácido.


É importante ressaltar que essências de pepino, ainda que soem muito estranho para ouvidos curiosos, são extremamente únicas e possuem um sabor único para cada pessoa. Já conheci algumas pessoas que sentiam gosto agridoce ao experimentar, ao mesmo tempo que conheci pessoas que sentiam apenas o adocicado.


Avaliações de essência são extremamente pessoais e relativas de acordo com o paladar de cada um. Esta review tem por objetivo ser mais técnica e impessoal, excluindo comentários pessoais.


Eu recomendaria esta essência para pessoas que gostam de essências exóticas e que não possuem medo de arriscar. Para pessoas que gostam de essências mais leves e que não sejam mentoladas. É uma experiência interessante independente da temperatura e clima, mas que certamente combinam com uma menta ou limão.


O volume de fumaça foi alto e satisfatório durante toda a sessão.


Ela tem uma boa resistência ao calor, mas que ainda precisa de supervisão. Retirei a primeira peça aos 15 minutos de sessão com a sensação de que estava próxima do ponto de pico, e retornei ela apenas com 35 minutos, quando ela começou a perder sua presença.


A sessão durou 48 min dentro das minhas condições, onde teve o primeiro indício de que a essência iria queimar. Era possível, continuar fazendo mais fumaça, porém optei por encerrar assim que acabasse o sabor.


O rosh foi preparado com o tabaco um pouco mais solto, utilizando 14 gramas de tabaco.


O setup utilizado nesta review:


- Narguilé: Sultan Miid

- Rosh: Mono Hookah

- Alumínio: X Hookah

- Carvão: 3 peças Estork

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo